Não sou muito fã da expressão ‘que orgulho de você’.
Não sei, deve ser algo pessoal, mas me dá a impressão de que quando alguém diz ‘tenho orgulho de você’, parece que vem de certa forma embutida uma sensação de posse, apropriação sobre a conquista da outra pessoa. Como se ela só tivesse feito aquilo ou chegado ali porque a outra teve grande influência sobre.
Sei lá, ao menos que venha de pai ou mãe que criaram os filhos pro mundo, ou quem sabe de um professor ou mentor que acompanhou o aprendizado e desenvolvimento do mentorando, até que vai, mas ainda assim com ressalvas. A gente cria, orienta, ensina como pode, mas no fim das contas eu acredito que cada indivíduo é o maior responsável por suas próprias conquistas.
Prefiro a palavra admiração ou inspiração.
Fulano recebeu uma promoção. “Que orgulho!”. Nah, acho mais legal dizer ou ouvir algo como “suas conquistas são uma grande fonte de inspiração para mim”.
Ao falarmos que nos sentimos admirados ou inspirados pelos feitos de alguém, isso me soa muito mais verdadeiro e o elogio mais genuíno.
Enfim, como eu escrevi no início do texto, acho que isso é bem pessoal meu, nada contra se você ainda quiser dizer que sente orgulho de alguém.
De qualquer forma, espero que esse texto tenha te inspirado a refletir um pouco.
Leave a comment