Humildade

Humildade. Muitos ao ouvirem essa palavra a confundem com inferioridade. Uma vez escutei que a humildade nada mais era do que a forma encontrada pelo incompetente para esconder suas limitações de quem o vigia.

Eu vou pelo caminho inverso. Pra mim a humildade pode ser definida como uma espécie de agradecimento de quem conseguiu chegar ao topo. É claro que, se chegou lá, contou com muita ajuda e trabalho em equipe durante um bom tempo. Ninguém alcança seus objetivos solitariamente.

É claro que não me refiro à falsa humildade, aquela em que só existe de baixo para cima. A respeito dessa eu prefiro não fazer qualquer comentário.

Falo da verdadeira humildade, em sua forma mais pura e sincera, onde a pessoa não precisa mais provar nada para ninguém e continua mantendo a postura solidária mesmo com seus inferiores.

Existem pessoas que sobem no salto e acham que assim também estão subindo na vida. Nesses casos o tamanco parece ser feito de plástico e nunca é duradouro.

Se um dia em meu leito de morte me pedissem um conselho sobre algo que aprendi em vida, não tenho nenhuma dúvida de qual seria. Diria que todos devem olhar ao redor diariamente e reconhecer. Reconhecer o que cada um que nos cerca já fez por nós e como é importante que demonstremos nossa gratidão, acreditando em si próprio mas abaixando a cabeça sempre que necessário.

Quem anda sempre de nariz empinado, é o primeiro a pisar na merda.

Leave a comment