Confiança

Somos naturalmente instruídos a nos preocupar com coisas bobas.

Começa bem cedo, quando ainda mal aprendemos a falar mas já assistimos aos inúmeros desenhos animados onde cascas de banana deixadas pelo chão são responsáveis por quedas de vilões e mocinhos.

Um pouco mais velhos, nos ensinam a ser iguais aos filhos de artistas que aparecem na TV. Acham importante para que sejamos aceitos em qualquer lugar. Na minha opinião, o que estão fazendo mesmo é nos ensinando a não aceitar as diferenças e particularidades de cada um.

Mas tem uma coisa que, essa sim, seria importante que todos fossem educados a absorvê-la desde jovem mas que raramente é comentada: a confiança.

Você já deve ter reparado que não há sequer uma situação em que seu desempenho não seja infinitamente melhor se a sua atitude for de entusiasmo ao invés de medo. Quando acreditamos em algo, acreditamos em nós mesmos, o mundo inteiro parece girar ao nosso favor e tudo ao redor aparenta estar mais leve. Fica mais fácil atingir o sucesso.

É claro que um pouco de cautela em alguns momentos é essencial para não agirmos insanamente. Mas só mesmo um pouco.

Os erros virão. Não somos máquinas. E mesmo as máquinas erram. Mas esses erros, tão humanos, podem não servir apenas como meros atos dignos de lamentação e se tornarem sua principal fonte de aprendizado.

Afinal, sua vida será cheia de desafios e obstáculos pelo caminho.

Só você pode provar que uma casca de banana não é tão escorregadia assim.

Leave a comment